Sejam bem-vindos

Aqui você pode perguntar e saber o porquê.

domingo, 2 de agosto de 2009

Invenções que vieram do espaço


Muitas das tecnologias que fazem parte do nosso cotidiano foram criadas pela Nasa, a agência aeroespacial americana. Essa transferência tecnológica começou durante a corrida espacial, nos anos 60, época em que o orçamento da agência ainda era vultoso. A ideia era disseminar e comercializar as técnicas que serviram de base para os inventos da Nasa. As áreas beneficiadas são as de saúde e medicina; transporte; segurança pública; consumidor, casa e recreação; meio ambiente e recursos agrícolas; tecnologia de computação e produtividade industrial.
Veja os exemplos:

Luz mágica

Crédito: Nasa/Quantum Devices Inc.

Uma nova tecnologia de iluminação desenvolvida pela Nasa em experimentos de crescimento de plantas no espaço está sendo aproveitada no tratamento de tumores cerebrais e de pele, e em outros problemas médicos tais como tratamento de ferimentos. A técnica está aprimorando um procedimento de quimioterapia chamado terapia fotodinâmica, que usa feixes luminosos para ativar medicamentos que matam tumores cancerosos. Antes essa terapia usava fonte de luz laser, mas a nova origem luminosa por LEDs é mais eficiente, versátil e barata.

MEMS

Sistemas microeletromecânicos (MEMS = MicroElectroMechanical Systems) são dispositivos e sensores minúsculos, de tamanho comparável à espessura de um fio de cabelo humano. Começaram a ser desenvolvidos quando a Nasa estava quebrando a cabeça com miniacelerômetros para medir mudanças de velocidade em pequenos objetos e avaliara atividade física de pessoas e animais durante voos espaciais. Atualmente, a tecnologia MEMS é usada em produtos corriqueiros, tais como airbags em automóveis, marcapassos cardíacos e até lavadoras e secadoras de roupas. Produtos equipados com MEMS aquecem uma indústria que hoje fatura US$ 3 bilhões por ano no mundo inteiro. Mais de 85 patentes fazem referência ao invento original da Nasa, sendo a mais antiga de 1975 e a mais recente de 2003.

Ranhuras

Pesquisadores da Nasa determinaram que abrir ranhuras em pistas de pouso de aeronaves reduz o risco de hidroplanagem. As ranhuras, que criam canais para drenagem do excesso de água da chuva, melhoram em 200% a 300% o atrito das rodas do trem de pouso em condições de pista molhada. Atualmente centenas de aeroportos comerciais no mundo inteiro têm ranhuras em suas pistas. A técnica é usada também em curvas em autoestradas, rampas, degraus, fábricas e estábulos. O uso de ranhuras em estradas de rodagem permitiu uma redução de 85% no número de acidentes. Essa é uma das mais bem sucedidas tecnologias da Nasa em termos de vidas salvas e acidentes evitados.

Tesoura hidráulica

A tecnologia usada para desconectar e separar em vôo os grandes tanques de combustível do ônibus espacial deu origem à ferramenta atualmente usada para remover vítimas presas em ferragens em acidentes rodoviários e outras situações de perigo. Conhecida pelo horrendo nome de "desencarcerador", a tesoura hidráulica também tem sido usada por equipes de resgate em busca de sobreviventes em cenas de desabamentos de estruturas, desastres aéreos, terremotos e atentados.

É caros amigos, quando olharmos para o céu de agora em diante estaremos sempre imaginando qual será a nova maravilha que estaram inventando nossos amigos da NASA.

Fonte: O Globo - Tecnologia