![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmW4Ae_TqAAAV7H_q39_usYanczT85RO6ZgFgzwL3QgZmR0kte9oT_u__v015ZByuFN49_oC6JBgB_bK0IILQG87rL0g6UG_B4A5XncB6pCzEn60jzd6_osprB57wzHoo2G7CJ1uy08s4/s400/gripe+suina.jpg)
É uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é diferente do H1N1 totalmente humano que circula nos últimos anos, por conter material genético dos vírus humanos, de aves e suínos, incluindo elementos de vírus suínos da Europa e da Ásia.
A doença é contraída da mesma forma que a gripe comum: por via aérea, de pessoa para pessoa, por meio de espirros e tosse.
- É bom salientar que tem tratamento.
Os sintomas: Em humanos são parecidos com os da gripe comum e incluem febre acima de 38°C, falta de apetite e tosse.
Não. Os vírus da gripe suína não são transmitidos pela comida. OMS (Organização Mundial de Saúde) descartaram qualquer risco de infecção por ingestão de carne de porco. De acordo com o CDC, a temperatura de cozimento (71ºC) destrói os vírus e as bactérias.
A gripe suina pode ser diagnosticada
As vacinas:
São utilizadas vacinas normais contra a gripe que são alteradas todos os anos para incluir imunização contra novas variedades de vírus. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina existente para humanos é para uma cepa anterior ao vírus, com o qual não é tão eficaz. Mas como os casos confirmados de mortes atingiram adultos, é possível que as pessoas mais vulneráveis - crianças e idosos - tenham se beneficiado por serem alvo de vacinação mais regularmente que os adultos jovens.
Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC.
Por que o estado de alerta da OMS?
Porque há casos humanos associados a um vírus de gripe animal, mas também pela extensão geográfica dos diferentes focos, assim como pela idade não habitual dos grupos afetados. A gripe suína representa o maior risco de uma pandemia em larga escala desde que a gripe aviária que ressurgiu em 2003.
Qual o tempo de incubação?
Em média varia de 24 horas a 3 dias.
Quanto tempo demora o resultado do exame que detecta a gripe suína?
Nos EUA, tem demorado em torno de três dias. A Fiocruz prevê o mesmo para o Brasil.
Fonte: Folha de São Paulo 28/04/2009.
Um comentário:
Qual é Quinto estado da matéria?
Eu só sei do 1ª, 2ª, 3ª e 4ª
que PLASMA (4ª)
e o 5ª?
Postar um comentário